Workshop Moedas Complementares e Transição Planetária

Tipo: Oferta
Categoria: Aulas
Preço: 40,00 NIT
Dono: Julio de Lima do Rego Monteiro

Nesse momento único de transição planetária, temos a incrível oportunidade de reinventar vários velhos padrões arraigados na nossa cultura, que não são mais compatíveis com a nova realidade que desejamos criar e viver. O padrão mais ancestral que vem causando severos impactos de sustentabilidade para o planeta é justamente a forma como nos relacionamos a partir do Dinheiro.

Neste workshop você será convidadx a entender profundamente o nosso momento planetário e como, na prática, desenhar um projeto regenerativo partindo de uma transição interna e usando uma nova economia baseada no paradigma da abundância. Abordaremos como funciona o dinheiro de hoje, o capitalismo de livre mercado e o modelo fiduciário baseado na escassez, entendendo como chegamos até aqui. Partindo desse ponto você vai aprender tudo sobre novas formas de criar moedas sociais e complementares, que podem ser aceleradoras para resolver várias questões de sustentabilidade nesse tempo de crise.

Tudo isso de forma prática e interativa, com dinâmicas divertidas, atividades e ferramentas para você criar moedas sociais completamente funcionais que já podem começar a ser usadas na sua comunidade ou projeto, explorando a tecnologia Blockchain e também com alternativas mais tradicionais.

Também vamos trazer outros modelos de moedas virtuais para representar reputação, com selos e medalhas, que ajudam a dar clareza nas contribuições não financeiras na comunidade e mais transparência nas relações. Vamos ainda oferecer tecnologias sociais e modelos e baseados em gamificação para fazer a governança da comunidade que vai fazer a gestão da moeda, para aumentar a confiabilidade e segurança dos participantes.

Facilitação
Renata Lara, 48, mãe de Dafne (15), guardiã moradora há 11 anos da Casa Anitcha, Designer em Sustentabilidade, Pedagoga Social e Produtora de Eventos. Há 10 anos integra o movimento internacional Transition Towns. Pratica a simplicidade voluntária e acredita que a transição interna é o início da construção de uma nova sociedade mais justa, humana e responsável. Investiga novos sistemas de governança e gestão de projetos colaborativos. Em parceria com o projeto Holocasa, em setembro de 2019, cocriou a NIT, uma moeda de crédito mútuo.

Júlio L R Monteiro, 42, é desenvolvedor e arquiteto de soluções distribuídas, criptográficas e inteligentes, buscando construir uma sociedade mais orgânica, peer-to-peer, decentralizada e baseada em bens comuns. Com pós-graduação em Inteligência Artificial e Ciências Cognitivas pela POLI/USP e mais de 18 anos de experiência em projetos para a web e internet usando e advogando open source, metodologias ágeis e Lean, atingindo milhões de usuários. Foi sócio fundador da Elemental Games, uma startup de jogos para web, smartphones e também gamificação. Trabalhouo na B3 (antiga BM&FBOVESPA), chegando a atuar no laboratório de inovação, em projetos com Blockchain e Machine Learning com dados do mercado financeiro, hoje percorre um caminho de consultoria na área de criptoeconomias, design de projetos e organizações ágeis e design de jogos, sendo também co-fundador da comunidade Holochain Brasil.

Formato
Quatro encontros semanais online usando a plataforma Zoom.
O link será enviado por e-mail com antecedência ao encontro.
Aceitamos também pagamentos em outras moedas sociais.

Mais detalhes em: https://www.sympla.com.br/moedas-complementares-e-transicao-planetaria-modulo-basico__889327